SOBRE


ANA AVILA

Modeladora e Drenagem Linfática, qual a diferença?

Quinta-Feira | 25 de Agosto


Dentre os recursos terapêuticos manuais mais aplicados na Estética, a massagem modeladora e a drenagem linfática são as campeãs. O mercado atual vem investindo fortemente em novas técnicas e maneiras de divulgar seus tratamentos e dentre estes pacotes, quase sempre se encontra uma destas massagens inclusas no intuito de potencializar o resultado final. Mas afinal, qual a diferença entre massagem modeladora e drenagem linfática?
A massagem modeladora consiste numa massagem de manobras firmes, com ritmo e velocidade mais intensos que uma massagem clássica. Seu principal objetivo é a modelagem corporal, tendo em vista o seu nome, e isto se deve pela mobilização dos tecidos mais profundos (adiposo e muscular). Além do contorno corporal, facilita a permeação de princípios ativos, pois a circulação sanguínea e oxigenação local são aumentadas e melhora o processo de cicatrização e aderências.
Já na drenagem linfática, seu principal foco é drenar o excesso de fluído acumulado nos espaços intersticiais, ou seja, fora dos vasos linfáticos, onde geralmente se caracterizam por edemas ou inchaços. A drenagem linfática regulariza e/ou aumenta o fluxo da linfa, portanto é essencial que o profissional conheça bem a anatomia do Sistema Linfático. Este, por ser superficial e por todo o corpo, a massagem também deve ser constituída por manobras suaves, e de movimentos leves e rítmicos. Nunca se deve ter um roxo por após uma drenagem linfática! Atualmente as técnicas utilizadas para a drenagem linfática são bem definidas, sendo elas a de Leduc e Vodder. Cada técnica tem suas manobras e é a opção do profissional de escolher qual se especializar e aplicar. Além de diminuir os edemas ou inchaços, a drenagem linfática é extremamente relaxante, além de ser uma excelente auxiliadora nos tratamentos de celulite, já que a retenção líquida está quase sempre presente nestes casos, sem contar os outros benefícios à nossa saúde pois a drenagem linfática está diretamente ligada ao nosso sistema imunológico.
Na sua próxima visita à sua esteticista, pergunte mais sobre essas massagens e que tipo de técnica ela aplica. Descubra por você mesma qual massagem você mais gosta. Deixe seu comentário nas redes sociais das Gurias Bacannas, queremos saber qual você prefere.
Beijos e até a próxima!
Maria

Share on Google+

2015 - GURIAS BACANNAS | Desenvolvido por Zifi - Estúdio Digital