SOBRE


ANA AVILA

ARGILA. Sim, eu amo usar argila e de tudo quanto é cor!

Segunda-Feira | 20 de Junho

Tenho algumas amigas que ultimamente têm me perguntado algumas dicas de tratamento e o que podem fazer em casa que seja barato, prático e eficiente. E a palavra que vem na mente é: ARGILA. Sim, eu amo usar argila e de tudo quanto é cor.
A Argiloterapia ou Geoterapia vem sendo usada com fins terapêuticos desde a Grécia antiga de Hipócrates o pai da medicina e no Egito pela Cleópatra em seus banhos e máscaras. De fonte natural, é extraída de jazidas ao céu aberto e depois encaminhada às indústrias para um processo de manipulação e purificação, apenas os minerais que proporcionam fins terapêuticos permanecem na mistura. Alguns dos elementos presentes nas argilas são: silicato de alumínio hidratado, óxido de ferro hidratado, magnésio, cálcio, ferro, sódio, potássio, entre outros. Estes minerais funcionam como potencializadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração e variando do tipo/cor de argila. A argila pode ser usada tanto para tratamentos faciais como corporais. Alguns dos efeitos terapêuticos e benefícios estéticos esperados pelo uso da argila são: ativa a microcirculação, promove revitalização e clareamento da pele, desintoxificante, adstringente, cicatrizante, facilita a drenagem, diminuindo inchaço, efeito tensor, calmante, purificante, anti-inflamatório, estimula a reconstituição celular e síntese do colágeno.
Existem várias cores de argilas. Uma das minhas favoritas é a verde, porque quando usada na face tem ação adstringente, desintoxificante e cicatrizante, perfeito para quem tem pele do tipo oleosa ou mista. No corpo, a argila verde é usada como auxiliadora em tratamentos para celulite, pois trabalha bem no sistema linfático, desinfiltrando o excesso de líquido, amenizando o aspecto celulítico.
A aplicação consiste em fazer uma mistura da argila da sua preferência com água (purificada, mineral ou termal) até ficar numa consistência pastosa e aplicar diretamente na pele. Deixar aproximadamente 15 minutos e retirar com água em abundância. Importante não deixar a argila secar por completo para não perder sua potencialização. Então após a aplicação, fique observando e quando as bordas da área onde a argila foi aplicada começarem a secar, já está na hora de retirar por completo.
Comece a fazer as máscaras pelo menos uma vez por semana e tenho certeza que você vai sentir a diferença na sua pele.
No próximo post eu falarei mais sobre cada tipo/cor de argila. O que vocês acham?
Beijos, Maria

Share on Google+

2015 - GURIAS BACANNAS | Desenvolvido por Zifi - Estúdio Digital