SOBRE


ANA AVILA

QUAL O ESTILO DA CASA DOS SEUS SONHOS?

Segunda-Feira | 11 de Abril

Se formos pesquisar vamos encontrar diferentes nomenclaturas e vários estilos para as fachadas das residências. São tantos estilos (ainda mais se considerarmos os estilos de cada país), tantos nomes e tantos detalhes que chegam a nos confundir.
Pensando em facilitar essa decisão, nesse post vou apresentar estilos bastante distintos para que assim que você bater o olho saber se gosta ou não e se é isso que você quer para sua casa. Tudo de maneira bem simples para não complicar pois aqui a intenção é acertar na escolha e não exibir dicionário de nomenclaturas, ok?!
Uma das primeiras perguntas que faço aos meus clientes: Com telhado ou sem telhado aparente? Só por essa primeira pergunta já consigo direcionar muitas das escolhas que virão a seguir...
1-ESTILO CONTEMPORÂNEO ou MODERNO
Se você respondeu “sem telhado aparente”, é esse o estilo que você quer! O Estilo contemporâneo é o atual preferido e uma das suas principais características é justamente ter o telhado escondido por uma PLATIBANDA. Basicamente, aqui o que vai aparecer mais são os volumes bem definidos, as linhas retas, a platibanda e as marquises, e as grandes aberturas de vidro.
2-ESTILO CLÁSSICO
Nesse estilo as principais características são: presença de colunas estilo grego, molduras, beiral em concreto, presença de balaústres nas sacadas, uso de ferro nas aberturas e nas proteções de sacadas e balcões. Ainda podemos destacar, uso de arcos, baywindows, pé direito duplo marcando a entrada principal.
3-ESTILO RÚSTICO
Aqui entram materiais como madeira (em painéis e nos beirais), eucaliptos, tijolinho à vista, cimento queimado, ladrilhos, pedras e outros materiais que junto com o estilo do desenho irão direcionar a casa a um estilo campestre e aconchegante.
4- ESTILO MODERNO COM TELHADO APARENTE
Quando se tem o telhado à mostra ele provavelmente será por si só grande parte da imagem que a casa vai transmitir. Com 1,2 ou várias águas (inclinação com telha) esse estilo nos remete mais facilmente à imagem de casa que aprendemos a desenhar desde crianças.
Para deixar esse estilo com um toque a mais de modernidade as telhas escolhidas serão de grande importância à medida em que para cada telha temos uma recomendação diferente de angulação. Gosto muito de usar as telhas planas ou telhas de concreto!
ESTILO ROMÂNTICO
Ainda na linha dos telhados aparentes temos uma infinidade de estilos e nomenclaturas: Estilo Escandinavo, Estilo Europeu, Americano, Romântico, Vitoriano, Provençal...
Para imprimir este estilo o telhado deve ter várias águas, as paredes externas são revestidas com madeiras sobrepostas no estilo “clapboard” ou conseguimos reproduzir esse estilo com frisos no concreto. Mansardas (Janela embutida no telhado) e “baywindows” também são frequentemente utilizadas.


Sobrado, Geminados, Chalé, Minimalista, Clean... os nomes são muitos, mas o importante aqui e sempre é uma boa conversa com seu arquiteto para lhe dizer tudo o que você gosta, separar revistas e imagens da internet e começar a projetar a casa com que você sempre sonhou!


Share on Google+

2015 - GURIAS BACANNAS | Desenvolvido por Zifi - Estúdio Digital